Oie!
Talvez você aí esteja ou seja como eu. Sempre com muitas tarefas e compromissos.
Ano passado fui diagnosticada com TDAH o que me ajudou a entender muito alguns dos meus comportamentos e estresses que tenho na vida.
Mas apesar disso, tem uma coisa que eu sempre percebi em mim, e foi depois de um curso que participei e falaram: “As pessoas que mais produzem, são as que estão com mais projetos e coisas para fazer. As pessoas com menos tempo na agenda são sempre as pessoas que encontram tempo para novos projetos.”
Parece até piada, não é? Mas comece a perceber as pessoas que estão mais “desocupadas” ou que não tem muitos compromissos. Normalmente elas irão dizer que não têm tempo.
Não tem nada de errado com isso. Porém acredito ser importante entender que as pessoas são diferentes.
Eu estou sempre cheia de ideias. Mas é tanta ideia e tanta coisa que quero abraçar e fazer que acabo me desgastando demais. E qual seria a solução? Escolher somente uma atividade?
No meu caso não dá certo. Já tentei.
Eu preciso desse “ambiente” criativo na minha cabeça para que todas as áreas funcione.
Mas e aí? O que fazer com tanta coisa? Como produzir no meio de tantas responsabilidades? Afinal, se atrasos e desagrados começam a aparecer, a motivação e a vontade de continuar começam a sumir.
A solução: Pequenas (ou minúsculas) Vitórias!
É dar um ou meio passo de cada vez! E isso não é fácil para uma ansiosa como eu. Porém, já testei e é comprovado que se eu ver o progresso de uma atividade, de um projeto, de um compromisso, por menor que seja, eu me sinto muito melhor. E a chance de voltar e continuar a fazer é muito maior.
Então a dica é: Quando parecer que tudo vai “explodir", veja qual o pequeno passo que você pode dar para avançar em direção ao seu objetivo. E faça isso com todos os seus compromissos. Você irá se sentir muito bem.
Por exemplo:
Um livro que você começou a ler e não terminou. Em vez de esperar chegar o momento que terá um dia de folga só para lê-lo, leia 1 a 10 páginas por dia, ou por semana. Mas vai chegar uma hora que vai terminá-lo.
Outro exemplo:
Eu estou com mais de 1600 emails na minha caixa de entrada para tratar. E isso me estressa, pois sei que tenho compromissos, respostas à dar…
Se eu parar para resolver os 1600 emails agora, eu vou levar o dia inteiro fazendo isso. Ou mais!
Sim, ficarei feliz de terminar essa tarefa, mas e as outras 500 que eu tenho? Mesmo tendo passado o dia resolvendo isso, me sentirei culpada por não ter feito “nada”. Entende?
E essa atividade era a mais importante?
Sei que fala-se muito em priorizar, em encontrar o que é importante, urgente e etc… Porém para a minha cabeça isso não é suficiente. Eu não consigo, como já vi autores sugerindo, somente deletar os 1600 emails e pensar: “bola pra frente". Pois eles dizem que se esses emails estão ali até agora é porque não são importantes.
Não dá! Eu me sentirei pior, pois ficarei pensando o que tinha ali que eu não resolvi.
Por isso, eu faço agora é um pouco de cada coisa.
Consigo ver o que é mais “urgente", no caso, o que outras pessoas dependem de mim para prosseguir, e assim vou completando meu dia.
Já vivi muito tempo na ilusão que um dia estarei mais tranquila e aí então resolverei ou farei tal coisa. Isso, para mim, não existe. Pois eu gosto de assumir novos compromissos, eu gosto de criar, de ajudar e de estudar MUITO.
Então não me ajuda em nada continuar com essa minha batalha interna.
Eu quero é paz! 😊 E saber que hoje, muita gente conta comigo, pois sabe que apesar de eu ter uma agenda muito louca e cheia, se eu falei que vou fazer, eu faço! Pode ser no meu tempo, no meu jeito de fazer, mas eu faço. Sempre, um passo de cada vez.
Um grande abraço,
Andrea Britto (Déa)
Nutrindo o Corpo e sentindo-se MUITO BEM!
Nesse livro (digital) eu conto como mudamos a ordem dos alimentos na nossa dieta do dia a dia e como isso REVOLUCIONOU a saúde física e mental, principalmente do meu filho Raphael, um atleta de hockey no gelo.
Se você ainda não leu, aqui está o livro: O Brócolis Mágico
Sobre a Andrea Britto (Déa):
Conheça Andrea, uma brasileira-canadense apaixonada por saúde e bem-estar. Ela é CEO da Energia Seguros, apresentadora do podcast Dose de Energia, mãe de dois atletas e casada com o amor da sua vida, que também é atleta. Andrea entende bem o que é enfrentar desafios de saúde como enxaquecas, alergias, depressão, ansiedade, hipotireoidismo, tireoidite de Hashimoto e câncer. Após anos de busca, ela descobriu uma nova abordagem para cuidar da sua saúde e alcançar o bem-estar.
Com mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento Pessoal, Andrea tem a expertise necessária para ajudar você a transformar sua vida. Ela é formada como Coach de Saúde pelo renomado Institute for Integrative Nutrition em Nova York e hoje se destaca como mãe, empresária, escritora, podcaster e palestrante. Além disso, acredita no poder da comunidade e, sempre que pode, organiza eventos para fortalecer a comunidade brasileira de imigrantes no Canadá.