Bom dia! Já estamos em Setembro!
Sei que nem todos se acham criativos. Mas você sabia que a criatividade é algo que podemos praticar e assim aprimorar?
Chegou a hora então de falar dessa área que muitos nem pensariam nela como uma área da roda da vida que precisa ser cuidada.
Veja aqui algumas dicas e a importância de exercitar a nossa criatividade.
2. Criatividade
Lembrando que quem ainda não leu os posts anteriores, você pode começar por aqui: A Roda da Vida.
Criatividade:
Criatividade é a maneira de se expressar que faz sentido para você.
Todos somos seres únicos. Ninguém é igual a ninguém. Mesmo que possam ser muito semelhantes fisicamente, o seu EU interior é único seu. E essa é a beleza da vida.
Imagina como seria se todos fossemos iguais? Que graça teria conversar ou conhecer novas pessoas? Se já saberíamos como pensa, o que gosta de fazer e qual suas opiniões e maneiras de se expressar?
A criatividade faz que tenhamos essa beleza de ideias, pensamentos e atitudes diferentes. É uma pessoa contribuindo com outra, muitas vezes inconsciente, quando coloca no mundo o seu jeito de ser e acaba a inspirando.
Podemos ver a criatividade em muitas coisas e trago aqui um exemplo: na culinária.
Conheço várias maneiras de preparar um arroz branco. Quem o prepara sempre começou com uma ideia fixa do que seria certo para ela. Aquela maneira que aprendeu a fazer o arroz é a “certa” para ela até conhecer novas maneiras. Até que ela compartilhe a cozinha com outra pessoa que sempre preparou o arroz de maneira totalmente diferente.
Enquanto um lava o arroz, refoga seus temperos, frita esse arroz e depois coloca água quente para cozinhá-lo, a outra vai, colocar o arroz cru sem lavar na panela, colocar o tempero cru, jogar água fria e então cozinhar.
São duas maneiras muito diferentes de preparar a mesma comida.
E onde está a criatividade aí? Caso você tenha exercitado sua criatividade, verá que poderá numa próxima vez mudar a maneira como prepara o arroz. Não que tudo o que a outra pessoa fez faça sentido para você. Mas talvez usará de algumas das etapas para sua próxima experiência na cozinha.
A criatividade nos ajudar a ver possibilidades e que existem outras “saídas” para um mesmo problema.
Todos somos profundamente criativos. Está em nós! Mas precisamos “acordar” isso no nosso consciente. E para isso, existem algumas sugestões de atividades:
Passe 10 minutos rabiscando o que vier à mente enquanto ouve um podcast sobre algo que você acha interessante. ✏️
Jogue jogos de caça-palavras, quebra cabeças e outros que te desafiem.🤔
Saia na natureza e tire fotos daquilo que for interessante para você.🏞️
Encontre um objeto em sua casa que não é necessário e descubra uma maneira de dar a ele uma nova finalidade. ⭐️
Reorganize os móveis em um cômodo de sua casa com a intenção de criar “fluxo”. (Esse é o preferido da minha mãe) 😊
Brinque! Não leve tudo tão a sério. 🥸
Busque novas experiências. 🙌🏻
Leia biografias! Saia mais sobre as experiências de outras pessoas. Muitas delas podem te inspirar à novos projetos e até mesmo no projeto que já esteja fazendo.📚
Escreva sem objetivo. “Morning Pages” (falarei mais sobre esse) 📝
O “Morning Pages” ou “Páginas da Manhã” é o nome que a autora Julia Cameron deu para essa atividade.
A ideia é pegar um papel e uma caneta logo que acorda e deixar vir tudo o que quiser escrever. Sem julgamento, sem preocupação e sem censura.
Com a mente aberta, só vai escrevendo. Qualquer coisa, qualquer informação que lhe venha a mente. Seja você mesmo.
Sim, no início será estranho e pode ser que quase nada venha à mente. Mas com a prática do exercício você verá quanta informação interessante e o quanto você vai crescendo com esse exercício.
Livro da Julia Cameron: The Artist Way
Ser criativo pode aumentar as emoções positivas, reduzir os sintomas depressivos e a ansiedade e melhorar a função de nosso sistema imunológico. O Journal of Positive Psychology apóia essas descobertas, afirmando que “dedicar tempo a metas criativas durante o dia está associado a um maior afeto positivo ativado”. O efeito positivo refere-se aos estados de espírito positivos que as pessoas experimentam, incluindo alegria, felicidade e otimismo. Fonte: Diversus Health
Sentir-se criativo aumenta nossa autoestima que consequentemente melhora nosso humor e então nossa saúde mental.
Espero que o post de hoje tenha sido válido para você e que possa praticar a criatividade pelo menos um pouquinho todos os dias. 🤗
Um grande abraço,
Andrea Britto (Déa)
Fez sentido para você?
Na próxima Newsletter do Dose de Energia, falaremos sobre Finanças.
Se quiser conversar, é só responder esse email.
Acredita que tem mais pessoas que podem se beneficiar dessa reflexão? Compartilhe!
Muito obrigada!
Andrea Britto (Déa)💜
Nutrindo o Corpo e sentindo-se MUITO BEM!
Se você ainda não leu, aqui está o livro: O Brócolis Mágico
Nesse livro (digital) eu conto como mudamos a ordem dos alimentos na nossa dieta do dia a dia e como isso REVOLUCIONOU a saúde física e mental, principalmente do meu filho Raphael, um atleta de hockey no gelo.
Sobre a Andrea Britto (Déa):
Conheça Andrea, uma brasileira-canadense apaixonada por saúde e bem-estar. Ela é CEO da Energia Seguros, apresentadora do podcast Dose de Energia, mãe de dois atletas e casada com o amor da sua vida, que também é atleta. Andrea entende bem o que é enfrentar desafios de saúde como enxaquecas, alergias, depressão, ansiedade, hipotireoidismo, tireoidite de Hashimoto e câncer. Após anos de busca, ela descobriu uma nova abordagem para cuidar da sua saúde e alcançar o bem-estar.
Com mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento Pessoal, Andrea tem a expertise necessária para ajudar você a transformar sua vida. Ela é formada como Coach de Saúde pelo renomado Institute for Integrative Nutrition em Nova York e hoje se destaca como mãe, empresária, escritora, podcaster e palestrante. Além disso, acredita no poder da comunidade e, sempre que pode, organiza eventos para fortalecer a comunidade brasileira de imigrantes no Canadá.