Bom dia!
Muito se fala em ter uma vida equilibrada, onde não se tem exageros e nem escassez. Mas o que isso quer dizer?
Só conseguimos melhorar alguma coisa na nossa vida, quando sabemos onde estamos e para onde queremos ir. Caso contrário nós estamos buscando melhorar o quê?
A busca por uma vida balanceada é uma constante na nossa vida e é assim, mesmo que você não faça isso de forma consciente. Pois nós somos uma soma de várias áreas na nossa vida e se uma delas não está bem, o “todo” não vai bem também.
Uma excelente ferramenta para analisar a sua qualidade de vida e saber o que está indo bem e o que precisa de atenção, é a RODA DA VIDA.
Nessa atividade dividimos as várias áreas que nos afetam como um todo, e ficamos mais conscientes do que precisa ser trabalhado e também cuidamos das áreas que estão indo muito bem.
Aqui está ela:
Essas são as 12 principais áreas da nossa vida que precisam de atenção para termos uma vida mais saudável, feliz e equilibrada. Todas elas são importantes, porém nem sempre conseguimos dar a devida atenção para todas elas, o que acaba, com o tempo, prejudicando áreas que estavam indo muito bem.
Para fazer esse exercício, você pode imprimir a imagem acima, e colocar um ponto em cada área, dando uma “nota” como você avalia hoje, cada uma dessas áreas:
Espiritualidade: Ver a vida com um significado mais profundo. Sentimento de propósito, quais seus valores ou sobre o algo que é maior que você mesmo.
Criatividade: Sua forma de se expressar e que faz sentido para você.
Finanças: Isso lhe traz alegria ou estresse? Precisa ser entendido e estar em controle de uma maneira que lhe leve para a liberdade, conforto e confiança.
Carreira: Onde passamos mais tempo das nossas horas acordadas. O quanto te satisfaz? Encontrar uma maneira de se realizar.
Educação: Pode ser educação tradicional, como a escola. Ou não tradicional, como: estudo autônomo, se manter curioso para sempre buscar crescimento.
Saúde: multidimensional: corpo, mente e espírito. O que melhora a saúde integral, a felicidade e a capacidade de se sentir realizado.
Atividade física: Seu corpo pede para se mover. Qual o tipo de atividade que faz com que seu corpo sinta-se vivo, alimentando e cuidando do corpo, mente e espírito.
Comida caseira: Fazer sua própria comida em casa é um ato de auto cuidado e compartilhar a comida que você faz é um ato de amor ao próximo. O que lhe faz muito bem.
Casa (Lar): Engloba o espaço físico que você mora, as pessoas com quem você interage. Tudo o que lhe envolve durante seu dia que pode lhe consumir ou lhe dar mais energia.
Relacionamentos: A conexão com outros seres humanos. Rede de apoio, amor e contatos.
Vida Social: Participação em atividades que criam conexões, cria-se e mantem-se amizades. Conversas com pessoas que não conhece. A criação de um senso de pertencimento em uma comunidade.
Felicidade: É a experiência de emoções positivas que podem ser reconhecidas através de expressões físicas como: risos, sorrisos, sensação de leveza no corpo. Pode vir de fora, como: o sorriso de uma criança ou algo que conecte com você e seus valores.
Começando do centro para a borda da roda, dê uma nota, colocando um ponto, onde você acredita que está em cada área da Roda da Vida.
Exemplo:
Depois de pontuar cada área, ligue esses pontos:
Veja o resultado da sua Roda. Como ficou?
Como está “rolando” a sua vida? Sua Roda da Vida está toda balanceada?
Se você usar o desenho que fez na sua roda, ela rodará confortável e sem solavancos? Ou ela está cheia de "dentes” e está rodando com esforço e instabilidade?
Esse exercício nos mostra qual a área que está “sugando” mais a nossa energia. Pode ser que até então, você não tenha se dado conta que essa falta de equilíbrio em uma certa área é a causa da sua falta de saúde em geral. Essas áreas que não estão bem, afetam a sua saúde como um todo e acaba com o tempo fazendo com que a “nota” que você deu para uma área que estava indo bem, venha a “cair".
Não adianta ser a pessoa que mais cuida da alimentação, se você não cuida do que se passa na sua cabeça, seus pensamentos, seus relacionamentos, suas finanças e assim por diante.
Nas próximas Newsletters do Dose de Energia, falaremos sobre cada área e como buscar melhorias para termos uma vida mais saudável e feliz!
Fez sentido para você?
Se quiser conversar, é só responder esse email.
Acredita que tem mais pessoas que podem se beneficiar dessa reflexão? Compartilhe!
Muito obrigada!
Andrea Britto (Déa)💜
Nutrindo o Corpo e sentindo-se MUITO BEM!
Se você ainda não leu, aqui está o livro: O Brócolis Mágico
Nesse livro (digital) eu conto como mudamos a ordem dos alimentos na nossa dieta do dia a dia e como isso REVOLUCIONOU a saúde física e mental, principalmente do meu filho Raphael, um atleta de hockey no gelo.